Friday, March 23, 2012

RECONHECENDO O VALOR DO EVANGELHO MSG 80 PR DANIEL

 RECONHECENDO   O  VALOR  DO  EVANGELHO
MSG 80  PR  DANIEL   TEXTO  BASE  FILIPENSES  1.12-30     01/29/12

 
12  E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;
13  De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;
14  E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
15  Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
16  Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
17  Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
18  Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
19  Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,
20  Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
21  Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. 
22  Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
23  Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
24  Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.
25  E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,
26  Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.
27  Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
28  E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.
29  Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,
30  Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim. 



INTRODUCAO:
1. Paulo de Tarso 
O Apóstolo Paulo nasceu entre os anos 5 e 10 dC, na cidade de Tarso da Cilícia (At 9,11; 21,39; 22,3). 
Era filho de judeus, da tribo de Benjamin e como era o costume foi circuncidado ao oitavo dia (Fl 3,5). São 
Jerônimo informa que seus pais eram de Giscala, na Galiléia. Paulo cresceu seguindo a mais perfeita tradição 
judaica (Fl 3,3-6). Tinha uma irmã e um sobrinho que moravam em Jerusalém (At 23,16). Sua profissão era 
artesão, fabricante de tendas (cf. At 18,3). O seu estado civil também é um tanto incerto, ainda que na maioria 
das vezes se afirme que era solteiro. De fato, em 1Cor 7,8 ele escreve “Aos solteiros e ás viúvas, digo que seria 
melhor que ficassem como eu”. Mas em 1Cor 9,5 ele escreve “Não temos o direito de levar conosco nas viagens 
uma mulher cristã, como fazem os outros Apóstolos e os irmãos do Senhor e Pedro?”. 
Ainda jovem foi para Jerusalém e, na escola de Gamaliel, se especializou no conhecimento da sua 
religião. Tornou-se fariseu, ou seja, especialista rigoroso e irrepreensível no cumprimento de toda a Lei e seus 
pormenores (At 22,3). 
Cheio de zelo pela religião, começou a perseguir os cristãos (Fl 3,6; At 22,4s; 26,9-12; Gl 1,13). Esteve 
presente no martírio de Estevão, cujas vestes foram depositadas aos seus pés (At 7,58). Continuou perseguindo a 
Igreja (At 8,1-4; 9,1-2) até que se encontrou com o Senhor na estrada de Damasco (At 9,3-19). A experiência de 
Jesus mudou completamente a sua vida. De perseguidor passou a ser o anunciador até a sua morte, 
provavelmente em 68 dC

Como surgiram as igrejas protestantes?


Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos. O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia.
Os inimigos dos reformistas passaram a se referir a seus seguidores como "luteranos". Estes, por sua vez, preferiam ser chamados de "evangélicos", termo hoje muito usado para se referir aos fiéis das igrejas protestantes. A liberdade pregada por Lutero acabaria abrindo espaço para o surgimento de várias correntes religiosas. "O protestantismo tem uma pedra fundamental: a autonomia. A idéia de que só Deus salva, a subjetividade do indivíduo e a possibilidade de assumir e viver as diferenças vai gerar uma variedade enorme de igrejas", diz o cientista da religião João Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Isso ajuda a entender por que hoje existem tantas ramificações entre os protestantes.
Crença na autonomiaLiberdade pregada por Lutero deu origem a várias correntes religiosasIgreja Católica - Reforma Protestante
Luteranos
A ruptura de Luterano com os católicos, em 1517, lançou as bases para a expansão do protestantismo. Os luteranos condenavam o comportamento moral dos padres católicos e acreditavam que a salvação estava nas escrituras sagradas.
Presbiterianos
Inspirados no teólogo fracês João Calvino (1509-1564), pregavam a predestinação divina: ou seja, só os eleitos por Deus se salvariam. O teólogo holandês James Arminius (1560-1609) criaria depois outra vertente do presbiterianismo: o Arminianismo
Anglicanos
O rei inglês Henrique VIII (1491-1547) queria anular seu primeiro casamento para se unir a outra mulher. Após a recusa do papa Clemente VII, ele rompeu com a Igreja Católica e criou a anglicana em 1534, ficando livre da interferência papal
Batistas
O movimento anabatista já existia quando Lutero começou a questionar a Igreja Católica. Mas, como outras correntes protestantes, o movimento só ganhou expressão após a Reforma. Acabou dando origem à Igraja Batista
Metodistas
Surgiram na Inglaterra no século 18, propondo reformar a IgrejaAnglicana. Baseadas na crença da salvação pela fé em Cristo, as idéias metodistas não conseguiram mudar os anglicanos, mas deram origem a uma nova corrente protestante
Pentecostais
Começaram a aparecer no início do século 20 como uma dissidência dos metodistas. Em 1910, foi fundada a Congregação Cristã do Brasil; no ano seguinte, a Assebléia de Deus, e em 1962, Deus é Amor. Os pentecostais crêem na cura pela fé
Neopentecostais
Fazendo parte do grupo a Igreja Universal do Reino de Deus, de 1977, e a Igreja Renascer em Cristo, de 1986. Os neopentecostais têm em comum a adoçãoda mídia para pregar aos fiéis, além dos cultos espetaculares e a realização de exorcismos

VOLTANDO A  MSG:
A) 12  E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;
13  De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;
14  E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
  
_Podemos  ver  que paulo  escreve uma  carta  aos Filipenses  na  intencao de mante-los concientes  de que vale apena  sofrer  pelo evangelho.

EVANGELHO;  boas  novas  ou  boa  msg       Mt 4.23    Mc1.14    Lc 2.10
_Sofrer  pelo evangelio  e muito  mais  que  , aquilo que  vemos  hoje  quando  somos  atacados  por  principados  e  potestades nos  trazendo  desanimo ,cansaco , duvidas  proucurando  nos  levar a  se  afastar  das  coisas  de  Deus ,   por  saber o  inimigo  de nossas  almas  que  quando  aprofundarmos  ignorando  tais  situacoes teremos  crescimento.

14  E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
_Quer  tomar  animo  nesta  noite ?  sera  que a atitude  de Paulo ser  preso  de  Martin lutero   confrontar   tuas  liderancas  e  de vc  mesmo  ter  consiguido  se  libertar  de tantas  coisas   horriveis  que  praticava  no  passado , tenho  uma  ultima  opcao , um unico Homem sem pecado  sem macula  foi  oferecido  como  sacrificio  para  que  hoje  eu  e  vc  pudessemos  ter  vida e vida  em  ambundancia.
_Vejo  uma  coisa  importante  neste vs 14E muitos dos irmãos no Senhor  olha infelismente  nao  era  todos , mas  posso  me  alegrar  que  Paulo disse  muitos .

B)15  Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia (contendas  de  palavras), mas outros de boa vontade;
_Amados  observe que Paulo  observava  os  comportamentos  dos  irmaos    vamos  entender :

 
41  Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.
42  E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
43  E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
44  E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
45  E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel. 
1 Reis 18:41-45
_Entenda  que  um lider  um  homem de  Deus e direcionado  por  Deus  o  qual  o  permite enchergar  e ver aquilo que  virar  acontecere  e ate como  estao  se  procedendo aquele  que  estao com ele.

C) 16  Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
17  Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
    _ Olha  aqui que algumns anuciavam  a cristo  pensando assim em acrescentar  aflicao  as prisoes  de Paulo  outros  por  amor pq  sabiao  que  paulo  tinha  esta  missao de defender  o evangelho.

D)  18  Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
19  Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,
20  Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
21  Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. 
_ Aqui  podemos  ver  um estado que  na  verdade  precisariamos  alcancar a conviccao  de que  mesmo  em sofrimento nos precisamos  suporta  por  saber  que na  nossa vida precisamos de ter a  certeza de que  tudo  quanto fizermos  para  Deus nunca sera em vao como ate morrer pelo evangelho.

E)  22  Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
23  Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
24  Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.
_Paulo explica a  tua   imaginacao que  viver   na  carne  e so se  der  fruto  embora um desejo  imenso de  partir  para encontrar com  cristo  mas  ainda  ver a  necessidades  de  muitos  que  ainda  necessitava  de  ouvir  do  evangelho.

 23  Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
24  O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
25  Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
26  E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
27  Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
28  Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
29  Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
30  Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
31  Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
32  E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.
33  E assim Paulo saiu do meio deles.
34  Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros. 
Atos 17:23-34

CONCLUINDO A  MSG
27  Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
28  E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.
29  Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,
30  Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim. 

_Amados  aqui  esta o  ponto  que  vivemos  hoje  que  o  evangelho se  tornou um peso  onde  muitos  nao  conseguem suportar a  jornada  e pensam  muitas  vzs  em desistir , principalmente  quando  nao  sao  correspondido  quando  anuciam o  evangelho.

_ Quero  antes  de  finalizar  esta  msg  deixa  algums aspectos  para  que  o  evangelho  nao seja  pesado.

1_ VC  precisa  conhecer  o  Evangelho. (uma  pedra  preciosa ,  uma  chave  que  conduz a  salvacao )

2_ Nao carregue   o  Evangelho de  qualquer  forma ( nas  costa  de   qualquer  forma  sem  testemunho, sem  compromisso )

3_Viva  o  Evangelho  (nao  trate ele  como amostra  para  apresentacao mas  viva ele )

4_Saborei o  Evangelho  (alimente  se  dele  todos os  dias )

5_Vc  nao e  o  unico  que  o anuncia  e mais  um no corpo de cristo

6_Anucie  pq  anuciando o  Evangelho vc pode  contribuir  para a volta de Cristo

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.Mateus 24:14

No comments:

Post a Comment