Friday, March 23, 2012

QUAL E O PRECO DAS MINHAS ATITUDES? TEXTO BASE: 1 REIS 13.1-24 11/19/11 MSG 68

 QUAL E O PRECO DAS  MINHAS  ATITUDES? 
TEXTO  BASE:  1 REIS  13.1-24     11/19/11  MSG  68  

1 Reis 13

ouvir  
1  E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
2  E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
3  E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
4  Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
5  E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do SENHOR.
6  Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao SENHOR teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao SENHOR, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.
7  E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
8  Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
9   Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
10  Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
11  E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.
12  E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.
13  Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.
14  E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
15  Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.
16  Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.
17  Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.
18  E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
19  Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.
20  E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do SENHOR veio ao profeta que o tinha feito voltar.
21  E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto foste rebelde à ordem do SENHOR, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te mandara,
22  Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o SENHOR te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
23  E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.
24  Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
INTRODUCAO:
49 - Fiel Até a Morte

Eles, pois, ... venceram [Satanás] por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Apoc. 12:11.

A dedicação a uma causa, especialmente em face da morte, é uma raridade nos dias de hoje. Existem, entretanto, notáveis exceções. Durante a Segunda Guerra Mundial, apareceu nos jornais ingleses um anúncio solicitando mensageiros voluntários para os encarregados pelos alarmes antiaéreos. Dizia o seguinte: "Rapazes de 16 anos para cima, como mensageiros. Apresentar-se à chefia do alarme antiaéreo."

Derrick Belfall, de apenas 14 anos, sentiu-se chamado a fazer algo por seu país devastado pela guerra e ofereceu os seus préstimos. Foi recusado por causa de sua idade. Sem desistir, apresentou-se repetidas vezes até que, finalmente, foi aceito. Recebeu a incumbência de levar mensagens aos encarregados do alarme antiaéreo em várias partes da cidade. Era costume dele, após retornar de uma "missão", dizer respeitosamente: "Derrick Belfall relatando; entreguei a mensagem."

Certo dia, quando voltava de um de seus compromissos, passou por um prédio que havia sido recentemente demolido por uma bomba. A equipe de resgate trabalhava freneticamente para afastar o entulho.
Derrick ouviu um choro de criança e ofereceu ajuda. Aceitaram. 
Desceu ao porão e, tendo encontrado a criança, levou-a para que os membros da equipe de resgate a colocassem fora de perigo. Antes que ele mesmo pudesse pôr-se a salvo, uma parede desabou imprensando-o irremediavelmente. Quando lhe perguntaram se queria enviar um último recado a alguém, ele respondeu: "Digam simplesmente: 'Derrick Belfall relatando; entreguei a mensagem."'

Ao participarmos da guerra contra o mal, nós também nos apresentamos como voluntários para servir a uma causa - e pessoas de todas as idades são bem recebidas; ninguém é rejeitado por ser muito jovem ou muito idoso. Grande número de voluntários antes de nós já ganharam a vitória sobre Satanás, pelo sangue do Cordeiro e a palavra de Seu testemunho.

_Falar  de preco  e uma  coisa  que  no  leva  a  refletir  e praticamente  a  pensar  se  vale  apena ou  tambem nos  traz  a  memoria    
o  quanto  vai  ser pesado  pagar  aquele  preco .
_Pagar  no  mundo  fisico  hoje  e  facil  tem  promocoes ,condicoes  e  variedades de produtos que  leva  a  concorrencia nos  trazendo  bons precos
_Mas  e  no  mundo   Espirtual     como  sera  o  preco  e sera  que  teremos  promocoes  ou  sera  que  sempre  vai ser  pesado o   preco. Eu  pessoalmente  diria  que  no  mundo   Espirtual  o  preco  e caro  e  nao  ha  negociacao pq aquele  que  e  o  dono  o  responsavel  nao  coloca a  negociacao em  variedades de representantes  e os  teu  produto  e  unico  e para  aqueles  que  tem comunhao  com ele nao  poderar  ser  enganado  ,pq  quem conhesce  o  dono conhesce  o  produto. quem  ignora  o  dono ignora o  produto  e  quando  adquirimos o  barato  ai  fica  karo.
1   O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2  Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
3   Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
4   Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.
5   Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu   Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.
6   Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 
Isaías 55:1-6
_Este  texto  de Isaias  nos  traz  uma  revelacao  importante  Deus  ele  nos  garante  tanto  o  fisico  quanto  o  Espirtual.
VOLTANDO A   MSG:
 _Para  compriendermos  melhor  a  msg  podemos  voltar um pouco  no  cap 12  e  vermos  que  
_  Ai  veremos  que  quem era  rei  sobre  o  povo de  Israel  no  lugar  de Davi  era  teu  filho  Roboao  o  qual  se  deparou com  Jeroboao  pedindo  benevolencia e  o  mesmo  depois  de consultar  aos  ancciaos  nao  os  ouviu  e  recorrendo  aos jovens  negligenciou a  orientacao  dos  aanciaos  vindo  a  perder  o  reinado revoltando  ao  povo  e  jeroboao  ficando  em  vantagem  sobre  Roboao.
1 Reis 12:2-8
2   Sucedeu que, Jeroboão, filho de Nebate, achando-se ainda no Egito, para onde fugira de diante do rei Salomão, voltou do Egito,
3  Porque mandaram chamá-lo; veio, pois, Jeroboão e toda a congregação de Israel, e falaram a Roboão, dizendo:
4  Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5  E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.
6  E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7  E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
8  Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele. 

QUAL  E  O  PRECO  DAS  MINHAS  ATITUDES ?
Roboao  nao  ouviu  quem deveria  ouvir  tomou  atitudes  erradas  e  o  preco  foi  a  perda  de  uma  boa  parte   do  povo de  Israel  ficando  apenas  com  as  tribos  de Juda  e  de Bejamin   e  jeroboao  foi  proucurado  pelas  demais  tribos  .
1-Dã, 2-Aser, 3-Naftali, 4-Manassés, 5-Efraim, 6-Rubem, 7-Judá, 8-Benjamim, 9-Simeão, 10-Issacar, 11-Zebulão, 12-Gade.
A)_quando  eu  falava  na  introducao  que  o  dono ele  tem o  controle  de  tudo  nos  mostra que observando  que  o  povo estava  em maos  erradas  de  alguem  que  ja  estava  querendo  tirar a visao  do  povo  criando outros  deuses  a  ser  adorado  ele  envia um homem  de  Deus para  tratar  a  aquela  causa .
1  E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
2  E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
3  E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
4  Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
5  E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do SENHOR.
_Juda :hb louvor  o  quarto  filho  de  jaco
_Betel :hb  casa de Deus 
B_Amados  olha  e  muito  serio  levantar  se contra Deus e  quando  Deus  diz  que  vai  fazer  ele  faz e  ninguem  pode  impedir.
6  Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao SENHOR teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao SENHOR, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.
_A  Misericordia  de Deus  pode  cancelar uma  falta .

7  E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
8  Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
9   Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
10  Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
C)Amados existe  regras  e  quando nao  ha cumprimos  vais  nos  custar um preco :
1_   A  gloria  e  sempre  de  Deus  nao  podemos  pensar  que  somos  nos  que  fazemos mas  e  ele  que  faz  atravez  de  nos.  (existem  nos  dias  de  hoje  muitos  que  pensam  em receber a  gloria  que  nao  lhe  e devida  e  pagam com  o  preco do  engano a  se prorio.)  
2_ Andar   para  traz   pode  me  trazer    o  preco  de  perder  a  trajetoria  ou  ser  surpriendido  pela  maldade daqueles  que  sabe  que  vc e  um  homem uma  mulher  de Deus.

11  E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.
12  E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.
13  Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.
D)Quando  somos  usados  por  Deus a  noticia  se  espalha  e incomoda  a muitos ,pq  a  gloria  de  Deus  incomoda principalmente  aos  que antes  era  usados  e  eram   noticias  e se encontram apenas como lendas.


14  E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.

15  Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.

16  Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.

17  Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.

18  E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
E)   Amados  aqui  vejo   o  preco  de  duas  situacoes a  primeira  estar   parado   e  conversar  com  estranhos
_Quando  ficamos  parados  damos  chances  de que  nos  alcance  para nos  incomodar  e  atrapalhar  a  nossa  Jornada.
_Conversar  com  estranhos  correremos  riscos    de sermos  enganados o  fato de  muitas  vzs orientarmos  os  irmaos para  nao  irem em qualquer  lugar  e  pelo  fato de sabermos  que  somos  comparados  como  ovelha  e a  ovelha  ela  tem dificuldade  de  visao e  sao  conduzidas pelo  pastor  e  quando ela  ouve uma  direcao desconhecida  ela  pode  ser  levada  ao  engano e mentiras.


19  Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.

20  E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do SENHOR veio ao profeta que o tinha feito voltar.

21  E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto foste rebelde à ordem do SENHOR, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te mandara,

22  Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o SENHOR te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
.
F) O  mesmo  que  leva   a  erra poderar  ser  o mesmo  a  boca de  Deus  na  tua  sentenca.


CONCLUSAO:
23  E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.
24  Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
 QUAL E O  PRECO  DAS  TUAS  ATITUDES?
_Atraves  desta  msg  eu  diria  que  pode  chegar  ate a morte  aqui  vemos  a  fisica  e diria  que  devido as  atitudes  erradas muitos  tem  morrido Espirtualmente pois  este e  o  objetivo do inimigo   cabe  a  nos  ficarmos  atentos  e  antes  de  agir  quem sabe  fazer  um orcamento  quanto vai me  custar  esta  atitude  a ser tomada vai  valer  apena  vai engrandescer o nome  de Deus ?
_O homem  de   Deus  que foi  atacado  por  um leao  foi  morto  e Deus nao permitiu que  o leao  o  comece poupou a  chumenta  e permitiu que o  velho  profeta  buscasse o  teu  corpo e o enterrasse e quem sabe  assim como Jeroboao  ganhou  vantagem  sobre  atitude  errada de  Roboao ,o  velho  profeta  nao  ganhou  vantagem sobre  aquele  homem de  Deus  ,para  terminar  saiba  que  se vc nao  ouvires  a  voz  de Deus  ele  enviara um  leao no  teu  caminho e  outro ira  fazer  aquilo que  vc nao tem feito  pois  dele  por  ele  e  para  ele  sao  todas  as  coisas.


No comments:

Post a Comment